voltar

Produtores de citrinos europeus preocupados com proposta para flexibilizar controlos das importações

2016-06-29


Os produtores de citrinos europeus estão preocupados com uma proposta da Comissão Europeia que pretende flexibilizar os controlos às importações de citrinos de outros países para a União Europeia. A preocupação surge depois de uma reunião do Grupo de Previsão dos Mercados de Citrinos na qual estiveram representadas várias organizações europeias que representam os produtores de citrinos e alguns membros da Comissão Europeia.

 

Segundo o portal espanhol Agrodigital, as organizações que representam os produtores europeus acreditam que o documento da Comissão Europeia, no qual constam medidas para flexibilizar os procedimentos de controlo das importações de citrinos, pode trazer “mudanças que são um passo atrás no caminho da segurança fitossanitária dos citrinos europeus e que agravam o risco de que novas e perigosas pragas se estabeleçam na União Europeia”.

 

Para além disso, de acordo com o setor, uma flexibilização dos controlos fitossanitários aos citrinos seria “inexplicável e incoerente” com as medidas implementadas pelo Conselho de Ministros e pelo Parlamento Europeu a favor do reforço da proteção fitossanitária na UE face ao risco de contágio de pragas provenientes de países terceiros.

 

As organizações de produtores que participaram na reunião referem, no entanto, segundo o Agrodigital, que acreditam que a Comissão Europeia não irá “ceder a pressões de importadores, comércio ou industriais, sacrificando a segurança de 600 mil hectares de plantações de citrinos europeias”.

 

 

http://www.vidarural.pt/produtores-de-citrinos-europeus-preocupados-com-proposta-para-flexibilizar-controlos-das-importacoes/

 

 


voltar

Mais informações

Termos Legais e Utilização
Os nossos Anunciantes

Contactos e Suporte

Rua Álvaro de Campos, 18 - 1º Esqº

2675-225 Odivelas

T +351 219 383 430

agromanual@agromanual.pt

©2018 Agro Manual
Todos os direitos reservados