Cereais em Portugal – sementes de futuro é o tema do novo episódio do podcast da Syngenta
2026-02-10
A Syngenta reúne no podcast "Alimentar com Inovação" os presidentes da ANPROMIS, Jorge Neves, e da ANPOC, José Palha, e o especialista em sementes da Syngenta, Pedro Martins, para uma conversa sobre o presente e o futuro dos Cereais em Portugal, na véspera do XVI Congresso Nacional do Milho e 2º Encontro das Culturas Cerealíferas.
Aumentar as áreas e o rendimento dos cereais em Portugal é o maior desafio do setor, que encara com esperança as medidas da renovada Estratégia +Cereais. “A ajuda ligada aos produtores poderá chegar aos 345€/hectare, a partir de 2027, substancialmente superior à atual”, explica Jorge Neves, a propósito de uma das medidas apresentadas pelo Governo.
A agricultura de precisão e as soluções digitais são fundamentais para produzir mais cereais de forma mais sustentável, e a Syngenta disponibiliza várias ferramentas aos agricultores através da sua plataforma de agricultura digital Cropwise. “O Seed Selector, por exemplo, aconselha as variedades de sementes mais idóneas para cada parcela, tendo por base dados de mais de 85 000 ensaios de milho e informação edafoclimática de mais de 30 anos em toda a Europa”, explica Pedro Martins.
Para a obtenção de sementes adaptadas às alterações climáticas é urgente a liberalização das Novas Técnicas Genómicas na União Europeia: “Hoje em dia já estamos a verificar quebras de produção no milho de 10%, 15% e 20%, e até mais, mesmo em anos normais, devido a pragas, doenças e infestantes, que não conseguimos combater com as ferramentas que existem atualmente (…) a utilização da biotecnologia é a única forma de ultrapassar esta questão”, defende Jorge Neves.
A Syngenta desenvolve e comercializa sementes híbridas de milho, cevada, girassol e, acaba de lançar as suas primeiras variedades de trigo híbrido, em França. As sementes híbridas geram plantas mais vigorosas e resistentes a viroses, potenciando a qualidade e a rentabilidade dos cereais e reduzindo o impacto ambiental pela menor necessidade de produtos fitofarmacêuticos.
Os cereais são a base da alimentação mundial e cada vez mais é necessário Alimentar com Inovação, assegurando a soberania alimentar da União Europeia e de Portugal. “A Europa assina acordos (de comércio) autorizando a entrada de produtos agrícolas produzidos de forma totalmente diferente da nossa, mas que vêm concorrer com os nossos, sem a almofada da Política Agrícola Comum (…) é espantoso que o orçamento da UE aumente e o orçamento da PAC tenha uma redução de 20% (na proposta da Comissão Europeia), é isto que revolta os agricultores europeus, porque se vamos competir sem as mesmas ferramentas, temos de ser compensados de outra forma para que consigamos continuar a produzir”, conclui José Palha.
Veja o episódio no Youtube: https://youtu.be/K2ltWddhmxQ ou no Spotify: https://creators.spotify.com/pod/profile/syngenta-portugal/episodes/Cereais-em-Portugal--sementes-de-futuro-e3eru5s/a-acfbugm
Anunciantes da edição livro
Termos Legais e Utilização
Política de Privacidade
Livro de ReclamaçõesRua Álvaro de Campos, 18 - 1º Esqº
2675-225 Odivelas
T +351 219 383 430 (Chamada para rede fixa nacional)
agromanual@agromanual.pt©2024 Agro Manual
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por is4u.pt
O Agro-Manual não vende produtos fitofarmacêuticos, adubos ou outros factores de produção agrícola, apenas fornece informação sobre os mesmos.