Taloamina proibida em Portugal
2016-05-17
 
                O Ministério da Agricultura português emitiu na passada semana um comunicado em que revela que a taloamina, substância presente em fitofarmacêuticos utilizados na agricultura, foi identificada como “potencialmente carcinogénica”. Nesse sentido, os responsáveis pela pasta da Agricultura em Portugal decidiram proibir a utilização da substância no país.
“Os serviços da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária notificaram as empresas produtoras de fitofármacos sobre a taloamina, um co-formulante utilizado nos compostos herbicidas à base de glifosato, tendo em vista a retirada imediata desta substância do mercado”, refere a comunicado citado pela agência Lusa.
Esta decisão surge numa altura em que a renovação da aprovação de utilização do glifosato tem estado em discussão a nível comunitário, discussão que deverá terminar esta semana com a votação do tema no Comité de Peritos da União Europeia.
A decisão do Ministério da Agricultura diz respeito a todos os fitofarmacêuticos que contenham taloamina e até 30 de junho deste ano as empresas deverão proceder à recolha dos produtos, “data a partir da qual a sua venda é rigorosamente proibida”. De acordo com o Diário Económico, serão 17 os produtos presentes no mercado nacional que serão afetados por esta medida.
Fonte: Vida Rural
 Anunciantes da edição livro
        Anunciantes da edição livro
         Termos Legais e Utilização
        Termos Legais e Utilização Política de Privacidade
        Política de Privacidade Livro de Reclamações
        Livro de ReclamaçõesRua Álvaro de Campos, 18 - 1º Esqº
2675-225 Odivelas
T +351 219 383 430 (Chamada para rede fixa nacional)
agromanual@agromanual.pt©2024 Agro Manual
 
            Todos os direitos reservados | Desenvolvido por is4u.pt
O Agro-Manual não vende produtos fitofarmacêuticos, adubos ou outros factores de produção agrícola, apenas fornece informação sobre os mesmos.